terça-feira, 30 de setembro de 2008

CORAGEM NA ESPERÃNÇA DE UMA VIDA MELHOR

Todos nós desejamos viver com muita saúde, ter um nível médio dentro da sociedade, procurando sempre a felicidade numa boa realização pessoal.
Essa luta incessante, obriga a uma pessoa adaptar-se a diversificadas situações do seu dia a dia, muitas vezes contra a sua vontade, modo de ser e de estar, as responsabilidades de alguém que vai evoluindo no seu espaço laboral ou familiar, obriga a isso, mudanças constantes, os seus princípios continuam presentes, mas são moldados consoante as situações que se lhe apresentam.
As pessoas deve ter um pouco de ambição e espírito de sacrifício, para conseguirem com sucesso atingir níveis superiores em qualquer que seja o caminho que optarem para a sua vida.
A coragem é uma força impulsiva, todos os seres a têm, ela está lá no interior de todos, uns aproveitam-na melhor que outros, ela são o que nos move para enfrentar os desafios da nossa vida, por isso havendo coragem dentro de uma esperança, esta pode se tornar realidade.
Força para todos.


MEU PORTO DE ESPERÂNÇA

Olho-te nos olhos,
Como quem procura
A verdade oculta,
Que neles perdura!

Olho-te nos olhos
Que lembram trigais,
Onde o trigo ondula
Com o vento a mais!

E vejo-me neles,
Nesses olhos teus,
Brincando com eles
Como sendo meus!

Que louca ilusão
Seu brilho me dá,
Ao baloiçar neles
De cá para lá!

E nesta ilusão,
Nesta fantasia,
Mal começa a noite
Eu desejo o dia,
Para ver brilhar,
Nesses lindos olhos,
Meu porto de esperança
Neste mar de escolhos!...
Autora: Alda Belo

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

QUANDO SEGUNDA-FEIRA É RUIM…

Passo o resto da semana a tropeçar em trabalho atrasado, as pessoas andam atarefadas com muito trabalho, que cada vez mais não é pago, por causa do círculo vicioso que cada vez é mais largo e com muito menos produtividade.
Tempos monótonos e que obrigam á minha pessoa o dobro do trabalho, o que demorava um ida, por vezes tenho de ir, regressar e voltar a ir ao mesmo local para tratar de um assunto que demora meia hora, no máximo.
Uma cruz que está a custar a carregar, mas o que hei-de fazer ou aguento a carga de trabalho ou mudo de ramo, ah ah, ah.
Eu entendo quando me dizem que não a algo, mas não aceito, venha cá para tratar-mos disso e depois no fim de eu lá estar, dizem que volte daqui a uma semana, ao menos telefonavam a desmarcar a reunião, algumas pessoas conseguem tirar-me uns dias de vida, eu só não mando algumas irem a fava por são capazes de nem saber o que isso é, alem de que a minha educação não permite que me rebaixe a tal nível em trabalho.
Bem pessoal a disposição hoje está a 25%, optimismo por dias melhores, no fundo sou feliz por estar vivo.

domingo, 28 de setembro de 2008

DIA MELHORZITO TINHA DE SER


Todas as pessoas têm um seu dia menos bom, mas o que lá vai, já passou, sem comentários, pois não vale a pena comentar e repisar o meu estado ou estado da Nação e do Mundo.
Falando da Natureza verde, está a ganhar belos espaços para serem visitados e caminhados em belos momentos de lazer, em Portugal inteiro estão parques com espaços verdes onde se pode apreciar o silêncio, também há pistas para peões e bicicletas, onde as pessoas puderam no seu próprio ritmo, aliviar os pulmões da poluição natural das cidades.
A poluição que nós inalamos pelos poros, nariz, boca, ouvidos e olhos.
Todas as formas de poluição que nos afectam fisicamente e mentalmente, deixando-nos cansados e com pouco humor para viver uma vida de alegria, lutar dignamente por
uma sociedade coesa na sua harmoniosa social.
Esses espaços muitas vezes leva as pessoas a relacionarem-se, mesmo sem se conhecerem, estes momentos são construídos por um dialogo simples e livre de contextos do quotidiano, assim estas acabam por esquecer o que as fustigou durante toda a semana, entrando num elemento diferente que os torna amáveis e relaxados.
A diversidade encontrada nestes espaços, leva a muitos temas de exercícios diferentes, que se adaptam a todas as idades, ás suas condições físicas e psicológicas.
Um momento saudável e diferente a experimentar, uma vez que aderência a estes espaços está a ser cada vez maior.
Faça exercício físico e relaxe a mente.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UM DIA COMO POUCOS….ANGUSTIANTE

O dia até começou com um Sol lindo, que emanava alegria, a manha de trabalho ia decorrendo, foi feito sem atropelos e suavemente a manha ia chegando ao almoço, este até que correu muito bem.
O pior estaria para vir, ou foi da comida ou de algo mais, pouco tempo depois de me ter levantado da mesa e sair para a rua, comecei a sentir-me muito triste e angustiado, parecendo não ter pensamentos e com um vazio enorme, algo me consumia interiormente e sufocava, coisa que já não sentia á muito tempo, tinha falta de uma amiga para me lamentar sobre o que me atormentava, mas desabafar o quê? Se eu próprio não conseguia entender o que me estava a acontecer.
Talvez por viver muito tempo em solidão, esta por vezes consegue impor-se ao meu autocontrolo, dai, resulta um enorme sofrimento e uma luta constante comigo próprio.
Olho á minha volta e vejo felicidade conjugal, algo que já não me recordo bem o que era, não que tenha saudades do passado mas sim algo que ambiciono voltar a sentir.
Muitas vezes faço-me forte, digo para comigo que lutarei e aguentarei até encontrar o amor desejado pela minha parte e pela parte de uma “Ela”.
Ainda bem que estes momentos são raros, mas difíceis de ultrapassar, a fase passa e é melhor fazer o meu dia a dia, tentar não criar elevadas esperanças, tentar ser feliz com o que tenho de momento, estar vivo e saudável.
Levantar-me-ei com outro espírito amanha.

POR QUE TARDAS

Sol da minha fantasia,
Por que tardas em nascer?
As estrelas estão cansadas,
Precisam de adormecer!

È fugaz seu leve sono,
Contudo, querem dormir!
Piscam dolentes seus olhos,
Quase não podem sorrir!

E tu tardas em romper
A nuvem que te encobre,
Ensombrando a minha alma
Desolada, triste e pobre!

Sol da minha fantasia,
Brilha sempre em meu viver!
Não te canses nem te escondas
Para eu não esmorecer!

Mas se te sentires cansado
E precisares partir,
Dá-me um pedaço de Lua
P´ra eu sonhar e sorrir.
Autora: Alda Belo

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DEITAR CEDO E CEDO ERGUER………

“DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER”, é um provérbio muito antigo, que até pode ser verdade mas só para aqueles que já tinham programado acordar tão cedo 5.30 da manha, ora eu habitualmente acordo ás 7,45, fui logo acordar cedo demais, não adormeci mais.
Chegou a hora, de ir tomar o café, ir ao minimercado, voltar a casa e abalar para o meu destino.
Fui á minha companhia e desloquei-me a uma empresa de alumínios, local onde tinha uma reunião, que por hábito começa á hora marcada, ninguém falhou e como todos eram amigos de longa data, aparecem conversas com temas normais e anormais.
Normais, a saúde de cada um e respectivas fases de negócios, anormais, mais engraçadas de se ouvir, tal como esta:
Uma Sra. Y, desejava que as janelas da sua casa que eram de caixilhos de madeira, passassem a ser em alumínio, até aqui tudo bem, o trabalho foi feito e o pagamento efectuado, passados 2 dias chega á empresa um Sr. X a reclamar, pois tinha estado fora, desejando a reposição dos caixilhos, ele era o dono e não deu ordem para efectuarem a troca.
Foi dito ao Sr. X que uma Sra. Y, mandou e pagou o serviço, o Sr. X começa a barafustar com tudo e é altura que declara que a “P” da mulher não mandava nada e que iria para um tribunal, o meu amigo pensou ora isso é lá com eles, eu já recebi o que a dona tinha mandado fazer, ele disse ao Sr. X para eles conversarem em casa, palavra dita, no mesmo instante, ele faz um telefonema para a mulher, ela encontrava-se a 20 minutos de carro da empresa, o Sr. X esperou por ela, a chegada da Sra. Y teve logo um desacato com ele, que a arranca á força da viatura e com palavreado bastante sonoro, “sua esta sua aquela”, em contrapartida ela ripostou com “seu este seu aquele”, quando o meu amigo ia para acalmar, foi também chamado pelos dois “seu este e aquele” não se meta nisto.
O meu amigo foi para dentro da empresa e eles depois de uma boa hora a falar das suas peixe iradas anteriores, onde toda a gente apreciou um bom momento de palavreado impróprio para cardíacos, pois não paravam de rirem, á custa de um espectáculo memorável.
O casal cansado de tantos insultos mútuos, foram embora, cada um no seu carro, sem darem cavaco a ninguém.
Gente que nunca mais foi vista naquelas redondezas.
Uma conversa relaxante, tratamos dos nossos assuntos e eu abalei rindo-me ainda do que tinha ouvido.
UM OPTIMO dia pessoal. Alegria para esquecer o resto.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

UM ACORDAR FELIZ PARA TER UM DIA DE……..

O dia ate que começa esplêndido, pois todas as manhas, tenho um belo segundo despertador, tem uma agradável voz feminina e tudo, ah, ah, ah, o resto é que por vezes falha “pra canéco”.
Andava a cantarolar baixinho e tudo se, depois não tivesse que desmarcar uma reunião, que era para ser ás 9 45,com um dito senhor empresário, este que só a vida dele é que conta, os outros que se “amarfanhem e arranjem algo para fazer até ao novo horário ás 16,45 h”, na altura ao telefone os meus pensamentos nada próprios de uma pessoa bem entendedora e compreensiva, disparataram a assumir no meu cérebro coisas, que não tenho coragem de dizer, mas foram mais graves que “egoísta”, ah, ah, ah.
Bem engoli em seco a manha, como tinha outra reunião ás 14,30, nada lhe contei sobre esta, se demorasse muito ele que se amarfanhasse também com um tempinho de espera.
Mas correu tudo bem, ás 3,20 estava despachado do outro assunto, que correu deveras mal, o escriturário não estava e por falta de uma carimbada da dita empresa, tenho de lá voltar para minha desgraça.
Passavam 18 minutos da hora marcada (16,45), coisa que nem beliscou o dito empresário, pois eu ainda esperei mais uns bons 10 minutos, tempo que aproveitei para conversar com a recepcionista que porventura, está muito contente por ter um ordenado mínimo do seu escalão, mas triste pelo ambiente gerado pelo patrão dela, um tipo duro e de poucos relacionamentos de amizade, eu simpático disse que dias não são dias, ela disparou logo: aqui os dias são todos iguais, nada muda, bem ela já se acostumara e eu achei que nada devia mais dizer.
Fui chamado ao gabinete dele, comentei os documentos, ele ouviu calado, já tinha conhecimento do assunto, disse que mandava o cheque para a companhia, despedi-me sem nem obrigado dizer, só boa tarde, ele retribuiu com outro boa tarde, sem tirar os olhos dum papel na secretária, eu deveria era de poder dizer “até nunca mais”.
No caminho desejei boa sorte á recepcionista e esta retribuiu com um valente sorriso, ai sim, fiquei feliz outra vez.
Na rua fui a cantarolar baixinho e sorridente, esquecendo por momentos que ainda tinha de ir buscar a carimbada “pra fechar a loja”.
Amanha outro dia pessoal de amigas e amigos, “A vida é bela mesmo que seja feia”

terça-feira, 23 de setembro de 2008

VISITA AO HOSPITAL EM TRABALHO

Ontem tive de ir ao Hospital, um médico amigo necessitava dos meus serviços.
Ora ai está uma maneira de se ficar doente.
Primeiro fui de autocarro, pois hoje era o dia sem carros na Cidade e tinha de ir á baixa, só depois é que me dirigi ao Hospital.
À chegada ao Hospital, levava eu a minha pasta debaixo do braço e tive de passar por um parque de estacionamento, ai fui logo abordado por dois daqueles que andam com um jornal a fazer de placa para estacionar o carro, ora indo eu a pé quando um estende a mão para provavelmente lhe alguma gorjeta, eu disse que não tinha carro e ele ainda duvidou durante bastante tempo, pois enquanto dizia alto qualquer coisa que eu não entendi bem, nunca deixou de ver se eu ia mesmo a pé ou ia entrar nalgum carro, de seguida como fumo e eu sabia que iria estar muito tempo lá dentro acendi um cigarro á entrada das visitas, coisa muito mal feita, caíram-me logo em cima, 5 tipos e uma miúda vestidos á rigor de internados a pedirem-me um de cada vez tabaco, não dei a nenhum pois na altura só tinha dois cigarros como demonstrei, assim deixaram-me em paz
Assumi à entrada, fui logo abordado por um securita que disse que as visitas não eram aquela hora, eu expliquei a situação que ia falar com o Médico “A” pela situação “x” e ele acedeu o meu pedido e foi ao gabinete buscar um livre transito para mim.
Subi ao 5º andar onde falei com outro que me levou ao médico, este muito simpático mandou-me esperar 10 minutos, ora eu cheguei eram 14, 20, eu fiquei á espera e fui dando voltas no piso e gastando as solas dos sapatos, por vezes dirigiam-me a palavra e davam-me os “Bons Dias Sr., Dr.:”, e eu retribui-a, rindo-me para comigo sem maldade, ah, ah, ah, o médico chegou passada 1h e 37 minutos, mas como eu sou deveras paciente e demais paciente, sorri para o médico quando ele pediu 100 000 desculpas, ele é que precisava de mim, se ele não precisa-se, se calhar dormia lá á espera dele, ah, ah, ah.
Por fim lá tratou de assinar os documentos, despediu-se e eu pus-me andar dali para fora.
O exterior do Hospital, tal entrada, tal saída, pedido de tabaco e pedido de moedinha.
E depois os amigos não fazem esperar amigos, bolas e mais bolas, disse eu, que se tivesse uma, ia-me entretendo a jogar.
Para esquecer, amanha será outro dia.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O DIA DO CASAMENTO E O SEU ……………


O dia do casamento é uma união que de certa forma tem características, cheias de sentimentos que incidem tanto nos noivos como nos intervenientes na celebração do mesmo.
A alegria é uma constante, o ambiente transforma as pessoas em algo que normalmente não demonstram e libertam-se na sua forma de estar, desinibindo-as muitas vezes de preconceitos, assim a espontaneidade emerge sem que dêem conta disso, as palavras saem sem reflexão, os gestos próprios são esquecidos por momentos e até por vezes excessivas no momento de euforia.
Eu estou a falar um pouco neste tema, porque eu, este fim-de-semana estive presente num, que se realizou no Mosteiro de Mafra pelas 15 h, local de extrema beleza para a ocasião.
Como eu só conhecia os pais do noivo e a noiva, senti-me um pouco á vontade de início, mas as coisas foram mudando naturalmente, pois a proximidade foi proporcionando diálogos, a minha parte social ia-se completando com essas conversas e assim iam-se criando grupos.
A minha preocupação em relação ao tempo do acto solene, foi-se desvanecendo pois o padre era deveras futurista e de palavras encorajadoras, pois era de certa forma humorista no bom sentido, como esta frase “Eu estarei sempre aqui, não se esqueçam que eu estarei sempre pronto para os ajudar nas coisas do casamento, como eu irei aprender com vocês”, algumas pessoas entenderam estas palavras de uma outra forma o que foi dito e sucederam-se alguns sorrisos, ao fim de 1 hora tinha acabado.
A deslocação para a Quinta do Casal Novo foi rápida, onde seria realizado o lanche e o jantar, este espaço, também de uma beleza própria, com palmeiras e piscina onde foram servidos variadas bebidas e de aperitivos, as pessoas puderam conhece-se melhor, pois o jantar começaria ás 8 h.
O lanche e o jantar foram super bons, com companhias excelentes, este foi servido num salão com mesas redondas de 10 lugares, no decorrer deste houve espaço para as normais piadas e gargalhadas de todos os géneros de conteúdos, no meio do jantar um grupo de amigos expuseram um filme e um Power Point com fotos e pedaços de filmes, eles foram buscar tudo o que era relacionado com os noivos desde que nasceram até aquele dia.
Todos foram servidos com um agradável momento de alguma comédia, pois as imagens eram de certa forma apanhados se surpresa.
Foi um óptimo fim-de-semana, que eles sejam felizes e vocês também pessoal amigo.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ENCERRADO PARA CASAMENTO DUM AMIGO

A mensagem de hoje está com a data de ontem
POR MOTIVOS PESSOAIS “OQUATORZE” VAI ENCERRAR DURANTE O Fim-de-semana.
Assim sendo as minhas desculpas ao pessoal que me tem acompanhado.
Voltarei em breve.
Comprimentos a todos.
LUIS 14

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

AS ANÁLISES DAS ANÁLISES

Ontem fui visitar o Sr. Castro, este é proprietário de um laboratório de análises clínicas.
Enquanto aguardava que o Sr. me pudesse despender um pouco do seu tempo, tempo este que já antecipadamente estava estipulado e horário marcado, como sempre, sou eu que tenho de esperar, com paciência de “Jó” que ele possa conversar comigo.
No tempo em que eu esperava, na sala de estar encontravam-se os utentes que iam tirar sangue, não sou muito de me meter na vida alheia, mas como o som das conversas era elevado, tive forçadamente que ouvir várias conversas e eis que aparece uma que me obrigou a apurar mais o ouvido.
Pelo que percebi, uma era dona “A”de um café (idade + ou – 50 anos) e a outra era supostamente cliente dela, “B” (+ou - 40 anos), falavam de uma “X”outra mulher que habitava o prédio do café, que a rotularam como sendo uma funcionária da Câmara duma certa Cidade.
Segundo elas esta funcionária teria tido um fraquinho em tempos pelo marido da cliente.
Assim relato um pouco do que ouvi:
“B”- Então ela agora já está separada do marido? Ela é tão boa pessoa e tão nova
“A”- Pois é, mas o que anda agora a fazer não é nada bom, ela tem tido muitas visitas durante as ultimas noites, porque já vi esta semana três vezes o “Y” e o “M” , colegas dela lá da Câmara e na outra só não vieram no fim de semana..
“B”- Então mas os dois, a que horas da noite?
“A”- Por volta das 23, 23e 30, sobem os dois e não levam nada, nem pastas da Câmara.
“B”- Ò Sra. “A”, não me digas que ela anda com os dois?
“A”- Ai não que não anda, Sra.”B”, eles vão para lá fazer outra coisa …assim… assado…cozido…posições (Outras coisas que eu não digo, mas podem imaginar que sobre sexo a três, eu ouvi bem ela a fazer o relato, ah,ah,ah).
“B”- (com uma voz escandalizada diz…) Não acredito no que ouço, ela não é dessas!
“A”- Ela não parece mas é, que eu ouço bem o barulho todo e não são poucos os gritos e gemidos, uma pouca vergonha!
“B”- Ò meu Deus que desgraça, nunca imaginei que ela fosse capaz de fazer isso, tão boa senhora.
“A”- È capaz disso e muito mais, até conquistar o seu marido que já foram ao meu café os dois, (aqui é que eu me ia escangalhando a rir, pois até aquele momento eu tinha aguentado).
A “B”disse que era impossível o marido fazer isso, ia ela para falar mais quando foi chamada pela enfermeira.
E depois eu também fui chamado á presença do Sr. Castro e fartamo-nos de rir.
Ainda bem, pois ajudou em parte a relaxar a mim pela espera e a ele que fica sempre mais sociável.
E até amanha.

TRABALHANDO A 200%---- O SOGRO, O GENRO E A SOGRA

Só se consegue viver mais ou menos se tivermos oportunidade de trabalhar, com muito empenho e tenacidade exigida pela grande maioria da sociedade empresarial, esta pede a máxima rapidez de profissionalismo e uma margem de lucro sobre qualquer que seja a transacção efectuada pela própria empresa.
Assim, os negócios efectuados vão dando ao longo de várias transacções uma confiança que se torna em muitas amizades, das quais se tiram alguns benefícios.
Mas eu não vim só contar negócios mas sim algo de mais agradável.
Ontem fui visitar um grande stand de automóveis, nesse espaço que já conheço desde a sua criação, faz 5 anos atrás, lá o Sr. Fausto director do espaço, é uma personagem caricata e se algum tema dá azo a uma brincadeira ele esmera-se a reproduzi-la, gesticulando e apontando os locais mencionados na história.
E ontem, de bom humor contou como um senhor que tinha acabado de comprar um automóvel a um genro e estava muito orgulhoso deste, (tipo cheio de sorte, porque eu nunca tive assim um sogro, ah, ah, ah,), bem acontece que o genro dois dias depois foi levar a sogra ao médico para esta fazer um exame de mamo grafia, pelo caminho comentam o facto e vai dai, ela pergunta-lhe se os seus seios ainda são bonitos e duros de se verem e sentirem, a senhora ainda possuidora de todas as suas faculdades e de um belo corpo para a sua idade, á volta de 55 anos, a pergunta foi acompanhada de um gesto da parte dela obrigando que a mão direita do genro fosse acariciar um dos seus seios., ele assusta-se com a reacção da sogra e o carro entra em despiste acabando por bater de frente destruindo-a totalmente.
Conclusão, a senhora magoou os seus ricos seios no airbag, o genro ficou com as três pernas entaladas, entre o banco e o motor do carro e o sogro ainda hoje está para saber como o seu querido genro teve aquele acidente que destruiu o carro novo.
Espero que gostem com eu gostei, sejam felizes, até amanha.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ACORDAR FORÇADO

Ontem deitei-me cedo demais 23 horas, ora como eu dormindo 6 horas já estou fino, acordei eram 5,35 da manhã, sabendo eu, que se dormir outro sono a seguir acordo depois mal humorado, ah, ah, ah, sem que as outras pessoas, tenham alguma culpa da minha disposição do momento.
Adormeci de novo por ser muito cedo, conclusão fui acordado por um telefonema ás 8.30 minutos, estava quase a explodir quando ouço do outro lado uma voz carinhosa e de alguém que eu gosto muito, uma nova amiga que tive a sorte de conhecer, a má disposição desapareceu com a voz daquela flor.
E como tinha dito que iria iniciar as minhas saídas, amanhã contarei como foi o início da minha volta.
Amiga(os) do Algarve para não estar a telefonar a todas(os) o email--CANTARM, por agora vai continuar.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

MUDANÇA ANUAL DA MINHA VIDA

Bem decidi mudar de temas e o tema que escolhi hoje, é sobre uma mudança radical da minha vida profissional que se adivinha.
Todos os anos por esta altura, deixo o meu escritório e parto todos os dias para fora, no intuito de visitar os meus amigos expondo soluções para as suas empresas.
As viagens constantes para variados locais vão deixando histórias de todos os géneros que se possam imaginar, umas deveras engraçadas outras nem tanto, estas que por algum motivo passam por tristezas, mas que não deixam de ser capítulos da minha vida.
As saídas que efectuo são sempre diferentes, pois os intervenientes e os locais são todos diferentes, exceptuando a minha pessoa naturalmente, assim com o tempo que estivemos sem contacto, são relatados breves mas agradáveis capítulos, sempre com imensos temas desconhecidos de parte a parte.
Estes capítulos caricatos ou não, são no seu geral episódio da vida normal de cada cidadão o que difere é a forma ou conteúdo do mesmo episódio.
As pessoas tendo uma certa confiança, são abertas e honestas naquilo que comentam.
A amizade construída ao longo do tempo foi tomando uma solidez que permite uma grande confiança, algo que é essencial para o meu bem-estar pessoal e laboral.
A minha vida vai deixar de ser tão monótona e vou ter muito para contar.

ADIVINHA:

Muito padece quem ama!
Mas desse mal não me queixo!
Será que falo verdade?...
Sem a resposta te deixo!

Tenta tu adivinhar
O que o coração esconde,
Pois se a alma está doente,
Decerto não te responde!.....
…………………………….

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A BELEZA DAS PESSOAS E O SEU MISTÉRIO

A beleza de uma pessoa no seu conjunto, exterior e interior em relação a outra, depende muito da pessoa que está a observar, as variantes são imensas e aquilo que certas pessoas vêm, as outras não conseguem muitas vezes identificar o mesmo.
A beleza tem parâmetros exteriores e interiores, estes são medidos por terceiros, que nas suas mentes definem os valores daquela que observam, esses valores podem ser descritos como por exemplo, exteriormente: (bonita, feia, magra, gorda, alta, baixa, etc.), interiores: (simpática, antipática, amiga, meiga, mais ou menos inteligente, honesta, falsa, etc.).
È por estas diferenças que, o ideal para uns deixa de ser para outros e vice-versa.
Assim as pessoas com tantas diversidades, procuram pontos que de alguma forma os cativem, para que obtenham um relacionamento no intuito de se aproximarem, esta aproximação pode ser de simples conhecidos, amigos ou até de carácter amoroso.
As aproximações entre pessoas de certa forma tornam-nas mais sociáveis, que levam a maior aceitação por parte de terceiros, estes começam a ver a beleza dessa pessoa e tirando conclusões com mais pormenores, a aceitação é mais qualificada do que uma mera passagem sem a proximidade.
Por haver tantos caracteres a identificar e tantas diversidades de beleza, as pessoas tentam manter o que apreciam, mas no entanto por vezes nunca satisfeitas procuram olhar para outras belezas.
E isto como tem pano para muita manga, fico por aqui hoje.

MISTÉRIO

À flores que são belas
Por serem vermelhas,
Brancas, amarelas
…………………..

São belas de ver,
Gostosas de olhar,
Mas passam por elas
Sem as querer tocar!

Há flores vermelhas,
Brancas, amarelas…
Mas qual o mistério
Que existe nelas?!...

Ao tentar colhê-las,
De belas que são,
Esvai-se o aroma
Que havia em betão!

Gostosas de ver,
Gostosas de olhar,
Há flores tão belas
Bem cedo a murchar!...

domingo, 14 de setembro de 2008

OCUPAR UM DIGNO LUGAR

Não se é velho nem se é novo, para se estar no Mundo basta só estar vivo, qualquer ser merece ter um lugar próprio, para poder ocupar e criar-se com dignidade dentro do seu ambiente circundante.
Todo o ser, logo à partida começa a atravessar dificuldades, desde cedo apresenta a sua própria personalidade, uns demonstram-na logo, outros mais calmos demoram algum tempo a revelar-se.
As experiências diárias vão deixando durante o seu crescimento, marcas que ficam gravadas na sua mente, estas irão ajudar a sua integração numa comunidade que impõe as suas próprias normas, normas estas que permitiram aliar-se a essa corrente.
Para que consiga esse lugar o ser terá de trabalhar em prol do bem-estar da sociedade, dando de si próprio algo que o valorize e de certa forma, ajudando no seu enriquecimento e da mesma, assim manter-se-á na corrente como um elo saudável.
Mas também, porque geneticamente qualquer ser tem necessidade de ter companhia constantemente, uma companhia intima, que o possa ajudar nas suas frustrações ou alegrias, que entenda as suas necessidades de amar e ser amado, porem vem também a sentir sinais de procriação, chega uma altura em que os dois seres, sentem-se obrigados a dar á luz uma descendência de si próprios, uma nova vida, que será mais uma etapa das suas vidas.
Os dois seres unidos formaram um elo só, mas, como em tudo, nada é por vezes eterno, muitas vezes alguns não conseguem manter-se unidos na ligação, por este motivo separam-se, mesmo mantendo-se na corrente, os dois recentes separados iram procurar ligar-se a outros dois para colmatar as suas necessidades de bem estar.
Um ser solitário quase sempre encontra mais dificuldades em encontrar paz interior, não foi criado geneticamente para viver eternamente na solidão, assim a necessidade constante na procura do par ideal para a sua felicidade prevalece
Muitos que vivem sós, tem poucas probabilidades de serem totalmente felizes durante a sua existência na corrente.

O FUTURO

O Futuro é uma mão cheia
De panfletos, que se lançam no ar!
Ninguém sabe, ao apanha-los,
O que é que vai encontrar!

Vê-los no ar, é a esperança
Das ilusões que sonhámos,
Dando sentido à vida!
Apanhá-los… quem diria?
É o ruir dessa esperança,
Que só nossa foi um dia.

sábado, 13 de setembro de 2008

A VIDA A PASSAR


A VIDA, muitas vezes deixamos a vida sem norte, como de um rio cheio se trata-se, transbordando nas suas margens e percorrendo destinos incultos e inexplorados, parecendo vaguear sem rumo, muitas vezes encontrando barreiras intransponíveis, que vedam a sua passagem e obrigando a sua paragem, outras indo ao encontro de novas paragens.
Os trajectos muitas vezes, não são planeados e estes acontecem com imprevisto da vida, que por algum motivo de nós próprios ou de terceiros, nos vão empurrando para esse destino, que pode ser muitas alturas maravilhoso, como pode se tornar perigoso e muitas alturas dramático.
As descobertas de algo diferente sempre iludiu e moveu muitas montanhas, algumas vêm a deixar marcas e recordações maravilhosas, que se prolongam pala vida fora, mas outras porem, deixam nódoas que chegam a criar cicatrizes para o resto da vida.
A vida é um bem que se deve preservar a todo custo, tentando com que ela nos proporcione um bem-estar, para isso nós devemos ter em conta os sinais, que outros já deixaram e saber decifrá-los para que possamos usufruir das coisas boas e livrar-mos das más.
Na consciência de cada um, é difícil de entender as posições, em certas situações, muito raramente coincidem com outras, assim a satisfação plena da vida só é possível, na altura em que elas se chocam e coincidem, nos seus sentimentos sobre algo em comum.
Assim existe grande diversidade e dificuldade de encontrar a plenitude total sobre o bem-estar perante e durante a VIDA.
Poder-se-ia falar deste assunto muito mais, mas isto já deixa azo a muitos pensamentos.
Tenho dito. (Feito á pressa)


QUEM PASSA….

Quem passa e nada diz
Passa sem nome!
Quem passa e nada faz,
Passa sem história!
Mas quem passa, diz e faz,
Jamais nos sai da memória!

Como um eco ressonante,
Passaste, sem ser em vão!
Por isso, gravei o teu nome,
Dentro do meu coração!

Gravei-o com o meu sangue,
O sangue das minhas veias!
Cruzei-as p`ra não saíres,
Tecendo nelas mil teias.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A ALEGRIA ----------------------------------RISO


A ALEGRIA, é uma sensação grátis e de grande valor para o bem-estar de qualquer ser, saudavelmente relaxante e ate dinamizadora, mas muito difícil de se obter, não só motivado pelo estado de crise que se mantém no Pais, mas também pelo espírito de negatividade presente na mente das pessoas.
As pessoas não conseguem separar das suas mentes as suas preocupações ou até acontecimentos exteriores ás suas vidas, valorizando-as como prioritárias nas suas mentes, muitas delas também vêm por outras vias, tais como a TV, jornais e naturalmente os temas de conversa que são sempre sobre algo de mau e desagradável que sucedeu ou está para suceder.
As pessoas deveriam aproveitar, nem que fossem só trinta minutos por dia, tempo que poderia dar azo a alguma alegria, aproveitando algo que lhe proporcione uns momentos de boa disposição, este agradável momento voltaria várias vezes á sua mente durante esse dia, tornando mais leve e muito menos cansativo.
Muitas vezes perdemos momentos alegres que se avivam nas nossas mentes, mas que por alguma razão sentimos que não a devemos declarar, pois estaríamos sujeitos a observações de terceiros, que nos julgariam sobre o facto de rirmos, enquanto a vida social está em tão grave crise.
Esta opção é deveras errada pois, sempre ouvi dizer que a boa disposição e alegria, arrasta os outros para a mesma sintonia, mesmo que inicialmente não estejam predispostos a enveredar para esse sentimento
A Alegria faz muita falta e dá saúde.
Poder-se-ia falar todo dia sobre ela, mas por agora basta e fica a critério de cada um, o facto de querer dar uma boa gargalhada ou não.
Tenho dito.


RISO

Riso! Expressão forçada!
Esgar de boca,
De boca rasgada!…

Do sentir recalcado,
Tu és trovoada!
De alma que sofre,
Tu és alvorada!

Que importa o esgar
Da boca trocista?
Riso ou sorriso,
Expressão, revolta
De quem é artista!
…………………
Ai, se tu não fosses
Esgar como és!...
Riso ou sorriso
Somente um aviso!...

Da boca que ri,
Querendo chorar,
O sentir da alma
Está só num esgar!....

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

MOTIVADO DE PEDIDOS VOU PÔR ESCRITA E UM POEMA


A CONFIÃNÇA NA AMIZADE
Será possível nos dias de hoje encontrar alguém, a quem se possa dizer plenamente que se confia nessa pessoa, sem ter inconscientemente dúvidas da entrega plena, de algo muito pessoal ou material a essa pessoa.
O sentimento de confiança é algo que afecta todos, todos nós gostamos de ter alguém de confiança, a quem possamos desabafar coisas, que de alguma forma nos está a transformar e transtornar a nossa vida.
O ser humano por muito que se isole necessita, no seu dia a dia, de ter algo ou alguém que ouça os seus desgostos ou mesmo alegrias, qualquer um destes exemplos criam dentro de nós uma tensão que tem de ser libertada, não bastando o facto de se chorar sozinha ou sozinho, por desgostos ou mesmo rir ás gargalhadas, sem que alguém de confiança esteja presente, a necessidade de partilhar esse momento, faz com que se sintam melhores, a tensão acumulada é de certa forma aliviada, deixando a pessoa de certa forma muito mais relaxada.
Claro que todos dizemos que temos amigos e somos amigos, mas a interrogação de quantos amigos ou amigas sinceras, leais e honestas teremos?
Muito pouco, quase de certeza isso sucede á maioria das pessoas deste Mundo.
Assim a confiança tem de ser muito cuidada, de uma enorme honestidade e gostar incondicionalmente dessa amiga ou amigo, os intervenientes terão de estar na mesma sintonia sempre, para que este elo não se quebre nunca.
Tenho dito.


SER INDEFINIDO
A espera, quando se espera Alguém,
É como um quarto fechado,
Onde não mora ninguém!
É nuvem que encobre o Sol,
É muro que nos detêm,
É um ser indefinido,
Também chamado Ninguém!
É fruto da incerteza,
Com sabor a ilusão!
É a luz entre as trevas,
A nascer no coração!

Autora: Alda Belo

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

JA QUE ESTOU A RELER O LIVRO VOU PARTINHA-LO

REBELDIA

Passas na rua rebolando as ancas,
Seios espetados, cabelo revolto,
Lábios sensuais, um rosto gaiato,
Sorvendo a vida sem qualquer recato!

Montras d`iguarias
Exposta na rua,
Passas atrevida
Porque a vida é tua

MINHA ESCRITA

Minha escrita tão singela,
P`ra poucos terá sentido!
Nela procuro uma Amiga,
Que queira falar comigo!

E falo assim deste jeito
Com as folhas rabiscadas,
Às vazes, dizendo tudo,
Outras, não dizendo nada!

São então estes lamentos
Meus doces, gratos momentos,
Que, em vão, me fazem sonhar…..

Vivi-os….
E de tal modo me enleio,
Que meu sonho é verdadeiro,
Enquanto dura o pensar.

Autora: Alda Belo

Continuação espero que gostem

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O QUE TU ÉS

És a sombra que vagueia
No mundo do meu pensar
E o sonho que sonhei,
Sem jamais querer acordar!

És a ave que se prendeu
Na gavinha da videira
E o fruto que tombou
Da quinta da quitandeira!

És o acorde da guitarra
Na nostalgia do ser
E o poente sangrento
Quando chega o entardecer!

És o rubor da donzela
Que sente cortejada
E o raio que desponta
No auge da trovoada!

És um ser que me perturba,
Que exalta o meu sentir,
Mas que quando a alma chora,
Os meus olhos faz sorrir !

És alguem que sonhei,
Sem poderes ser o que quero,
P`ra quem olho com ternura
E por te querer desespero !

Ès a vida que dá vida
Quando o desalento espreita
È a visão da ternura
Que encanta e nos deleita !

Ès só tu, tal como és !
Eu sou eu, tal como sou !
És sonho na vida,
Eu, a vida que o sonhou !

Autora: Alda Belo

Espero que seja do agrado....

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

NÃO OLHES QUEM PASSOU

Não pises chão molhado, escorregadio,
Para não teres de cair!
A vida é um mar bravo, cavado,
Onde a maré, que desceu, voltou a subir!..
Não busques, do passado,
Recordações que o tempo olvidou!
Se a saudade as não retêm para lembrar
É porque, decerto, a alma já mudou!
Deixa o ninho que a ave já abandonou!
Se lá tem penas, o vento as levará!...
Não olhes esse ninho abandonado,
Pois bem sabes que a ave não está lá!

Vive pois, o teu viver sereno,
Sem invernos, chuvas ou trovões!
A vida é, por vezes, um braseiro,
Mas as chamas, não passam d`ilosões!...
Olha em frente o Céu límpido e calmo,
Onde resplandece, pálido, o luar!
Cada estrela que tu olhes, tem um nome
E cada nome, tem marcado o seu lugar!...
………………………………..
Não olhes quem passou
E cruzou o teu caminho!...
………………………………..
Já passou, já foi embora...
Segura tu o teu, devagarinho…
………………………………..
Autora: Alda Belo

Para Ti, que deves viver o presente e pensar no futuro.

domingo, 7 de setembro de 2008

EU DISSE EM BAIXO QUE NÃO TINHA MAIS ,MAS...


Não podia deixar esta também.
Procura a noiva que queria ser freira
Italiano percorreu vários conventos em busca da amada
Um jovem italiano não se conformou ao ser abandonado pela noiva que queria ser freira e durante um mês percorreu vários conventos até a encontrar, tendo viajado mais de 700 quilómetros. Ao encontrar a noiva num convento em Nápoles, Daniel Briatore não conseguiu falar com ela e decidiu então colocar na fachada do convento um cartaz que dizia: “Não quero levar-te comigo, só falar, porque te amo”, mas as freiras apressaram-se a retirá-lo.

Retirado do jornal Correio da Manhã 07 Setembro 2008 - 00h30
Ainda existe grandes amores, pelo menos pela parte dele.

UM AMIGO UM RIACHO – UMA AMIGA UMA RIBEIRA – INICIO DA VIDA

A vida é como um curso de um riacho ou duma ribeira, são muito pequenos (as) que acabados (as) de sair do seu reduzido orifício.
Encontrando-se livres num estreito percurso, ainda nas suas tenras e únicas existências, de uma forma muito própria e inocente, vão andando com grande pressa, solitários (as) e destemidos (as).
Vou falar só num caso mas serve para ribeiras e riachos.
Não tendo conhecimento do que irá ser o seu trajecto, o que irá encontrar, este conhecimento será guardado para si como lições de vida, para depois contar com a experiência, durante os primeiros metros do caminho da sua vida, lá vai na esperança e curiosidade de aprender como encontrar o seu destino.
A vida dele será, de grandes desafios, que durante os terrenos que irá percorrer, alguns bastante acidentados e outros, calmos, serenos, neste caminho aprendeu a contornar alguns obstáculos, que lhe deram de certa forma uma segurança, pois ele ia crescendo á medida que ia avançando no seu curso, mas este caminho de solidão já estava a chegar ao fim, mais adiante iria juntar-se a outros riachos.
Estes recebiam todos como se fossem irmãos e muito unidos com uma grande cumplicidade, iam formando um grande e lindo rio., juntos eram uma grande força da Natureza, capaz de desbravar o Mundo, moldando-o para que o seu caminho fosse mais suave no trajecto que o destino tinha talhado para eles.
Juntos tinham a possibilidade de escolher o modo de desbravar o percurso que iram tomar, moldando-o em formas diferentes, a cada passo que davam, haverá algo de desconhecido e algo a transformar, assim ficará nas margens e fundos por onde passaram, marcas da sua existência, que perpetuaram os seus nomes e feitos.
Satisfeitos pelo que deixaram, avistaram o Mar, era a chegada ao fim do percurso, todos os riachos estavam felizes, jurando que nunca se iriam esquecer desta amizade.
Hoje é domingo não me ocorreu mais nada.

sábado, 6 de setembro de 2008

O PORQUÊ ESTAR SÓ SE HÁ TANTA GENTE NO MUNDO

A opção de se estar só, não querendo que ninguém interfira na nossa vida particular.
O isolamento tem variadas formas, podendo ser da sociedade em si, de temer amizades ou amores.
A abertura de um espaço da parte de alguém que se isolou, obrigaria a que, de certa forma se iria expor a ser julgado por aquilo que somos ou deixamos de ser, impondo-nos condições e mudanças radicais da nossa própria personalidade, esta que por vezes até pode estar errada, mas que para nós, é uma forma de segurança, este aprisionamento de sentimentos serve para os selar, não deixando que se sai lesado em qualquer situação que venha acontecer, ainda por cima se, se está de alguma maneira em sofrimento causado por terceiros ou mesmo por nós, normalmente em situações que até ao momento, não se tenham superado.
È mais que natural e comprovado, que ninguém consegue viver muito tempo saudável em clausura, sem que se tenha de alguma forma contacto com outro semelhante, seja em que relacionamento for, conhecidos, amigos ou mesmo amores, nós temos de ter algo para desabafar o que nos entristece ou nos alegra,
È de acreditar que a insegurança dos dias de hoje é enorme, seja qual for o relacionamento, por muito que nós desejamos a honestidade pura, em qualquer palavra ou até um gesto, só com muito tempo de observação da personalidade de cada individuo é que se pode ter a certeza absoluta da veracidade do sentimento dessa pessoa.
No Mundo em que vivemos existe de tudo, muitas vezes não queremos ver a realidade, como no separar do bom e do mau, que é deveras difícil, pois o que vemos de bom por vezes vem se a tornar algo de mau, o que torna tudo difícil, é claro que o Mundo não é feito de negatividades e tem que se manter a esperança numa frase antiga, que de certa forma me contradiz, «o que é bom nunca se torna algo de mau»

E fico hoje por aqui, amigas(os)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

EURO MILHÕES A ESPERÃNÇA DA FORTUNA

Parece que o provérbio português, continua bem vivo na mentalidade do povo português, «a esperança é a ultima a morrer».
As pessoas apostam fortemente no euro milhões, quando o valor do prémio chega a valores astronómicos, como sucede esta semana com jackpots de 114 milhões de euros.
Este valor é deveras apelativo, poucas pessoas ficam indiferentes a tal quantia, há quem aposte valores exorbitantes e há outros que mais modestos não deixam de apostar mais do que o habitual.
A simples sensação de apostar, juntamente com a esperança de ganhar, dá a qualquer ser humana uma experiência de pura adrenalina, levando-o, a imaginar situações irreais para a sua modesta vida actual.
As tendências em relação ás ambições de cada um, são de tal maneira diversificadas, que em certos casos, nem existem palavras para as exemplificar.
No centro de tudo isto, anda mais de metade da população portuguesa, a esquecer os seus próprios problemas, pelos menos no tempo que estão com alguma pessoa, comentando o que sucederia á sua vida em caso de ter a sorte de ganhar.

Faço votos para que, ao menos saia a uma familia portuguesa.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SARCASMO OU IRONIA VIVA PORTUGAL

A vida está tão boa, tão boa que dá vontade de dançar viras e malhões, saltar como os paliteiros e os saltimbancos de alegria.
Está de tal maneira que nós já não conseguimos consumir o que produzimos, este consumo, não consumido, é deitado fora por causa da validade, tanto é o excesso nas prateleiras no comércio, está a abarrotar de variados produtos.
Nós estamos a conseguir aprender a ser contidos nas compras, para dar um bom exemplo ao resto da Comunidade Europeia.
Os outros europeus, que ganham mais do dobro, do que nós, não ficaram a rirem-se de nós, pois nós seremos os primeiros Europeus do século 21, a dar o maior exemplo para o Terceiro Mundo, como se consegue viver com o dinheiro que recebe-mos, a lição dada é conseguir comprar alguns dos mesmos produtos, estes alguns até mais caros que o resto da Comunidade, racioná-los e sobreviver.
O Povo Português é um amante de riscos, foi assim na altura das descobertas marítimas, é agora esta fase de um autêntico programa de sobrevivência, como aqueles que dão nas televisões, só que os vencedores só ficam com a fome e não com prémios.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EU FALO POR MIM --- CORAÇÃO

Eu sou um homem que tem sentimentos como qualquer ser humano.
Não terei vergonha alguma em dizer, que tenho as necessidades do âmbito de amizades e amorosas como qualquer mulher, pois isso faz-nos completar a nossa existência aqui na Terra.

Um Homem precisa de ter uma amiga, que o possa de certa forma dar-lhe uma atenção e opinião diferente aos conflitos que este possa ter durante a sua vida, um conselho de uma Mulher tem de certa forma outro tacto em abordar os assuntos em causa, que á sua maneira peculiar dará uma visão muito mais intimista do que se fosse um outro Homem, este que por vezes até levaria certos casos para o machismo e a ajuda sairia gorada e sem sentido de verdadeira solução do problema em causa.
O mesmo penso, que a Mulher, por vezes também procura um conselho a um amigo, no intuito de apoiá-la em algo que uma amiga não teria a sensibilidade masculina.

Um Homem como eu tem sentimentos, de amor, ternura carinho, felicidade, honestidade, protecção pelo amor que nutre, inseguranças, dor, frustrações, desesperos, sente com a mesma intensidade o amor como uma Mulher.Vejo muitas vezes, que no inicio da grande abertura dos sentimentos reais e sinceros, levam a pensar que se entrou num espaço de desequilíbrio mental, este faz com que se tenha uma enorme insegurança, em nós próprios muitas vezes chegamos a reter esses mesmos sentimentos, que por vezes se tornam em situações dramáticas para a nossa vida, entrando nós próprios num conflito que se irá interiorizar no nosso espaço intimo e social, muitas destas situações levam mesmo à procura de um refugio ou substituto.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

UMA PARAGEM DIFERENTE

Hoje tive de ir a Condeixa e passei ao lado das ruínas romanas em Conímbriga, que são um atractivo cultural da zona, como já não ia lá á bastante tempo, decidi fazer um pequeno desvio e revisitar o espaço.
Encontrei grandes diferenças, as ruínas estão cuidadas e o espaço com condições excelentes para se estar um bom tempo a desfrutar do ambiente, aproveita-se a ler um pouco de história e tomar um café.
Aconselho, é um desvio relaxante e diferente, depois de uns quilómetros feitos sem descanso.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PLANETA--MUDÃNÇA---HUMANIDADE

Mais um suposto furacão de grande intensidade na cidade Nova Orleães, que já passou por outros Países onde fez elevadíssimos estragos.
Desta vez realizou-se uma fuga de pessoas em massa, evitando que acontece-se o mesmo de á 3 anos, quando faleceram mais de 1300 pessoas.
A sismologia está a mudar também, grades falhas como a de S. André na Cidade de S. Francisco ou a própria China; Índia etc. Estes irão sofrer cada vez mais e maiores terramotos, mar motos e ainda existe probabilidades de os maiores vulcões terrestres entrarem em erupção, como o caso do super vulcão de Silverstone nos E.U ou o Vesúvio em Itália entre outros.
Será que a humanidade vai reagir bem, em vez de fazer ouvidos moços e não dar atenção a estes sinais do Planeta, na mudança que tem de se efectuar no estilo de vida de cada um.
Se cada um mudar nos seus consumos e tendências, as empresas dos mais variados ramos de actividades, iram evoluir de maneira satisfatória para o bem de todos nós e do Planeta, deixando de pensar única e simplesmente no lucro imediato de elevados valores monetários, mas sim em salvar a sua própria descendência humana.
Tenho pensado, dito e feito algo para fazer a diferença.
Seja UM como EU e tantos OUTROS, faça a diferença.

O CARROCEL DOS DIAS

Quase para todos o Domingo é o dia de transição para o primeiro dia de trabalho, porque não posso escrever mais nada hoje,
Aqui vai a foto do que é a minha vida de semana começa no fim de Domingo, vai andando á roda, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e volta a ser Domingo.
Isto sempre a mesma rotina até ás próximas Férias, tenho de arranjar algo diferente para fazer de trabalho, isto dá tédio e eu gosto de mudar.