terça-feira, 28 de julho de 2009

ABUSOS de ALGUMAS FORÇAS…

Ando sempre a abusar das minhas qualidades mentais, hoje foi um dia em que tive de dividir a minha pessoa em quase três partes o tempo inteiro, muitos assuntos ao mesmo tempo e de alguma complexidade, começaram logo pela manha as alterações da minha agenda, um percalço familiar materno, dois seguros de capitais anulados por motivos de problemas económicos de um cliente amigo, um seguro de automóvel critico, uma amiga doente, os agricultores a interromperem o transito com os tractores parados na avenida das companhias, uma manha mesmo muito torta e muito acelerada, pois eu queria ter a tarde livre para resolver outras coisas inadiáveis.
Tudo passou e nada melhor me podia acontecer ao fim da tarde.
Estafado como estava, a minha linda sobrinha chega-me a casa e trás um enorme coelho já meio descongelado, este que foi oferecido pela madrinha dela lá da aldeia.
Conclusão, pensou ela, o tio gosta de cozinhar e vai fazer o jantar de coelho.
Lá tive eu de acabar por limpar, cortar e confeccionar o coelho, pois ela com dezoito anos é como o pai, só sabem fritar ovos e grelhar bifes.
Já agora deixo a receita.
INGREDIENTES
1 – Coelho
2 – Cebolas grandes
1 – Tomate maduro grande
3 – Dentes de Alho
2 – Folhas de Louro
1 - Colheres de sopa de Vinagre
1 – Taça de champanhe com vinho branco
(?) – Colorau
(?) – Fio de azeite
(?) Sal e uma malagueta pequena
CONFECÇÃO
Peguei numa panela larga, coloquei as cebolas cortadas ás rodelas no fundo, a seguir cortei também o tomate, piquei os dentes de alho e deitei tudo em cima da cebola.
Coloquei as folhas de louro partidas ao meio, um pouco de colorau, a malagueta e um pouco de sal.
Coloquei o coelho já cortado em pedaços no cimo, reguei-o com um fio de azeite e o vinagre e a taça de vinho branco.
Por fim deitasse água até cobrir a carne.
Cuidados especiais, logo depois de começar a ferver tem de se baixar o lume de maneira a que ferva muito lentamente e o peso do testo aguente o vapor para cozinhar lentamente sem que este saia em excesso, pois é essencial para dar aroma á carne.
Depois, tudo depende da carne, tem de ser ir vendo se está estufado e se for preciso colocar mais um pouco de água.
Cosi umas batatas para acompanhar.

Toda a gente gostou, eu é que estava cada vez pior, mas ela merece é uma excelente sobrinha, muito mimada mas bem instruída e educada, adora-me e eu adoro-a.
Lá tive de fazer o café para cinco (ela, duas colegas dela do liceu, o pai dela/meu irmão e eu) e estava a ver que nunca mais chegava ao meu sofá, ah, ah, ah, ah.
Tudo tem um fim e eles abalaram, mas antes tiveram a delicadeza de arrumar a loiça, na maioria das vezes eu faço, mas hoje deixei ela e as amigas arrumarem tudo.

Estou de tal maneira, que hoje nem ler vou, amanha é um dia novo e espero que seja muito diferente do de hoje.
Fiquem bem, que a saúde e alegria vos acompanhem sempre.

2 comentários:

Val disse...

Boa noite Luis,as vezes nosso dia não corre tão bem.Mais seu jantar foi maravilhoso com o carinho de sua familia e um cardapio maravilhoso.
Beijos com carinho

Paula disse...

Bem... com tantas receitas qualquer dia ainda abres um restaurante...
Beijocas